sábado, 23 de janeiro de 2010

A CÉLULA


  • O corpo humano é constituído por 10 trilhões de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose (relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes) com o nosso organismo.
  • De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:

                            -Células Procariontes





A sua principal característica é a ausência de carioteca (estrutura que envolve o núcleo), pela ausência de alguns organelos (é usado para descrever várias estruturas com funções especializadas, delimitadas por uma membrana própria, suspensas no citoplasma das células vivas) e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao facto de não possuírem compartimentos membranosos. Também possuem ADN na forma de um anel associado a proteínas básicas.Quem tem este tipo de células são os seres unicelulares ou colónias.

                           -Células Eucariontes





As células eucariontes ou eucarióticas são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados a ver são dotados deste tipo de células.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, o que chamamos de Endossimbiose.

Neste grupo encontram-se:


  • Células Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central).

  • Células Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos).

Sem comentários:

Enviar um comentário