sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Condições da Terra para a existência de vida

Atmosfera-É rica em dióxido de carbono e óxigénio, que permite-nos respirarmos. Também permite a fotossíntse das plantas que liberta oxigénio e consume dióxido de carbono e nós consumimos oxigénio e libertamos dióxido de carbono para as plantas. A atmosfera faz queimar os meteóros devido à velocidade dos ,meteóros e devido à existência de matéria e oxigénio na atmofera.

A camada de ozono-É constituída por gases que protegem a Terra dos raios ultravioletas que o Sol manda.As radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol trazem energia para a Terra, entre as quais a radiação infravermelha, a luz visível e um misto de radiações e partículas, muitas destas nocivas.Grande parte da energia solar é absorvida e reemitida pela atmosfera. Se chegasse em sua totalidade à superfície do planeta, esta energia o esterilizaria.Os CFCs destroiem a camada de ozono deixando entrar raios ultravioletas que nos podem matar.









A distância ideal ao Sol- É de 144 milhões de km. Os planetas mais longe do Sol são gasosos e os mais pertos são muito quentes, logo era impossível nós vivermos lá.


A temperatura ideal-É de 22ºC.É possível devido à distância ideal ao Sol, à existência da atmosfera e camada de Ozono.

Sabias que?




A existência de água-A água existe no estado liquído, gasoso e sólido.O estado liquído é mais importante porque é com ele que as nossas células funcionam. 65 a75% do nosso corpo é constituído por água.A vida começou na água.

A água é composta por hidrogénio e oxigénio. Água (H2O).




                                               





Sem comentários:

Enviar um comentário